Documentário Samba: Um filme sobre a dança do samba e sua relação com o cotidiano dos moradores do Morro da Mangueira, Rio de Janeiro.
Documentário Samba(2001)
Com o intuito de revelar as entranhas da orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo, a bateria da escola de samba, o documentário de Thereza Jessouroun centra suas lentes na bateria do Grêmio Recreativo Estação Primeira de Mangueira e aproveita os depoimentos do filho do fundador da bateria da escola, Elmo dos Santos.
Documentário Fala Mangueira de 1981
Mostrando toda a exuberância da musicalidade e da paixão da escola de samba e sua percussão, a obra explora o passado e o presente dessa tradição que passa de pai para filho, mostrando os ensaios nas ruas, na quadra da escola e no Sambódromo, desde a afinação dos naipes até a manutenção dos instrumentos, responsáveis por um ritmo arrebatador.
Fugindo dos estereótipos que costumam divulgar, durante o Carnaval, a mais “nacional” de todas nossas danças, o documentário de 54 minutos revela o mundo e a vida dos passistas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e o samba das biroscas do alto do morro, dos ensaios técnicos realizados sem fantasia e de pé no chão, ou das rodas de samba das esquinas da favela.
diretor: Theresa Jessouroun
Theresa Jessouroun é uma cineasta e roteirista brasileira. Nascida no Rio de Janeiro, graduou-se em Geografia pela PUC-Rio, em 1978. Mas no ano seguinte começou a trabalhar em cinema, inicialmente como continuísta, fotógrafa de cena e assistente de montagem. Estudou roteiro com Orlando Senna e Jorge Duran, e aprendeu técnicas de documentário com João Moreira Salles. Também estudou na Escuela Internacional de Cine y Television, em Cuba, em 1991.
Seu longa À Queima Roupa, sobre a violência policial no Rio de Janeiro, ganhou os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio de 2014.