Documentário Silas de Oliveira 100 anos

Documentário Silas de Oliveira 100 anos

Documentário Silas de Oliveira 100 anos: Vídeo sobre o centenário de nascimento do grande sambista Silas de Oliveira (1916-1972), fundador da escola de samba Império Serrano.

Documentário
Silas de Oliveira 100 anos

Compositor de clássicos do samba, como “Aquarela brasileira”, “Heróis da liberdade” (com Manoel Ferreira e Mano Décio da Viola) e “Meu drama” (com Joaquim Ilarindo), entre outros.

Silas de Oliveira
Silas de Oliveira

Produzido pelo Centro de Programas Integrados da Funarte, o vídeo tem depoimentos do historiador Luiz Antonio Simas, das escritoras e pesquisadoras Marília Trindade Barboza e Rachel Valença e do baterista e compositor Wilson das Neves.

As fotografias que ilustram o vídeo fazem parte do acervo pessoal de Rachel Valença e foram gentilmente cedidas para esta homenagem. Funarte/2016.

FUNARTE

Presidente: Humberto Braga
Diretor Executivo: Reinaldo Veríssimo
Diretora do Centro de Programas Integrados: Maristela Rangel
Coordenador do Canal Virtual/Portal das Artes: Pedro Paulo Malta

Operação de câmera e edição do vídeo: Márcia Francisco e Rafael Magalhães
Site oficial: http://www.funarte.gov.br/

• Silas de Oliveira

Documentário Silas de Oliveira 100 anos
Documentário Silas de Oliveira 100 anos

Desde menino frequentou as rodas de samba, apesar da resistência do pai, que era pastor protestante e via na música uma ‘manifestação do diabo’. O pai, dono do Colégio Assumpção, arrumou uma vaga de professor para o filho, tão logo ele concluiu o Científico. Ele pretendia que, com a profissão, o filho abandonasse o gosto pela música. 

Silas dava aulas de Português, quando começou a namorar uma das alunas, a jovem Elaine dos Santos. Nessa época também fez amizade com o jornaleiro Mano Décio da Viola, que se tornaria seu maior parceiro. Pelas mãos de Elaine e de Mano Décio, Silas sobe os morros cariocas atrás de rodas de samba. Com os dois, frequenta também os tradicionais pagodes nas casas das tias baianas, regados a muita bebida, comida e batucada.

Seu talento como compositor começa a se revelar, ainda que timidamente. As visitas a estes locais passam a ser cada vez mais constantes e não tarda para que Silas passe a ser considerado como ‘gente da casa’ nos redutos de samba.

Comentários do Facebook
Verified by MonsterInsights