Filme O Cantor de Samba na época de Noel Rosa

Filme O Cantor de Samba na época de Noel Rosa

Filme O Cantor de Samba na época de Noel Rosa: Hoje é aniversário do nascimento de Noel Rosa, um dos maiores nomes da história da música brasileira.

Conheça como era o Rio de Janeiro, o carnaval e o futebol na época em que vivia o sambista. Veja ainda um registro valioso de Noel se apresentando com o seu grupo, o Bando de Tangarás, conjunto vocal e instrumental organizado no Rio de Janeiro em 1929. Seus integrantes eram Almirante (pandeiro e vocal), Braguinha (violão e vocal), Henrique Brito (violão), Noel Rosa (violão) e Alvinho (violão e vocal).

Filme O Cantor de Samba na época de Noel Rosa

O nome foi inspirado na lenda dos tangarás, pássaros “cantadores” e “dançarinos” que, sempre em grupo de cinco, quatro formando roda e o quinto no centro (personificado no conjunto por Almirante), saltitando, cantam e dançam alegremente.

Filme O Cantor de Samba na época de Noel Rosa
Filme O Cantor de Samba na época de Noel Rosa

Filme de autoria de Alexandre Dias sobre o início das gravações de discos no Rio de Janeiro. O filme pesquisou e recuperou as únicas imagens de Noel Rosa cantando no Bando dos Tangarás com Almirante.

Noel de Medeiros Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Ainda adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música — e pela atenção que ela lhe proporcionava.  Logo, passou ao violão e cedo tornou-se figura conhecida da boemia carioca.

Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no “asfalto”, ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época – fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira.

Filme O Cantor de Samba na época de Noel Rosa. Ficha Técnica.

Produção: Ana Giannasi, Renato Bulcão
Fotografia: Louis Chilson
Roteiro: José Roberto Torero
Edição: Michael Ruman

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook
Verified by MonsterInsights