História do Carnaval Carioca

História do Carnaval Carioca

História do Carnaval Carioca: O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior carnaval do mundo, desde 2004, pelo Livro dos Recordes. O carnaval carioca é citado por muitos jornais internacionais como o melhor carnaval do mundo. É também o mais famoso e sua popularidade não para de crescer. 

O Carnaval Carioca é uma manifestação cultural com diferentes expressões, como desfiles de escola de samba, bailes de carnaval e os blocos e bandas de rua. Também se caracteriza pela irreverência, pelos nomes de duplo sentido (especialmente dos blocos) e pela diversidade.  

História do Carnaval Carioca

Após um período de decadência dos festejos de rua, quando o carnaval da cidade resumia-se quase que unicamente aos desfiles das escolas de samba, o carnaval dos blocos e bandas de rua voltou a crescer, entrando oficialmente para o Guinness Book. Confira agora um pouco de sua rica história.

História do Carnaval no Rio de janeiro

História do Carnaval Carioca. Bloco
Bloco de carnaval em 1960. foto Marcel Gautherot

A História do Carnaval Carioca remonta do período da Independência do Brasil, quando a elite carioca decidiu se afastar do passado lusitano e incrementar a aproximação com as novas potências capitalistas.

A festa do carnaval chegou oficialmente ao Brasil no século XVII, trazido pelos portugueses com o nome de Entrudo. Esse nome era oriundo dos grandes bonecos do carnaval de Portugal.  

Imediatamente, surgem os grandes bailes de carnaval na cidade, que acabariam por incentivar outras formas de diversão, como os passeios ou promenades aos moldes do então já quase extinto carnaval romano. Muitas das inspirações vieram do carnaval de Veneza, com seus pierrots, colombinas e máscaras típicas.

A ideia de se deslocar para os bailes em carruagens abertas seduzia a burguesia, que via, aí, uma oportunidade de exibir suas ricas fantasias ao povo e “civilizar” o carnaval.

A festa mudou com a transformação da Avenida Presidente Vargas no século XX, chamada de Avenida Central naquela época. Ali surgiram os cordões, que deram origem aos blocos e escolas de samba.  Esse termo, “escola de samba” foi criado por Ismael Silva, porque os sambistas eram denominados de professores pelo prestígio que possuíam.

História do Carnaval Carioca em imagens

História das marchinhas de carnaval

Paralelamente ao movimento de implantação de uma festa civilizada, outras diversões rapidamente tomavam forma na cidade: o entrudo, com sua alegria desorganizada e espontânea, os grupos negros de Congadas (ou Congos) e Cucumbis, que aproveitavam-se da relativa liberalidade reinante para conseguir autorização policial para se apresentarem e, além disso, outros grupos reunindo a população carente de negros libertos e pequenos comerciantes portugueses (mais tarde conhecidos como Zé Pereiras), que sentiram-se incentivados a passear pelas ruas.

Imagens preciosas do carnaval de 1955. História do Carnaval Carioca

A mistura desses diferentes grupos acabaria por forçar uma espécie de diálogo entre eles. Em pouco tempo as influências mútuas se fazem notar através da adoção pelo carnaval popular, das fantasias e da organização características da folia burguesa. As sociedades carnavalescas por sua vez, passaram a incorporar boa parte dos ritmos e sonoridades típicos das brincadeiras populares.

O resultado de tudo isso é que as ruas do Rio de Janeiro veriam surgir toda uma variedade de grupos, representando todos os tipos de interinfluências possíveis.

Carnaval de 1965, os foliões nas ruas. História do Carnaval Carioca

É essa multiplicidade de formas carnavalescas, essa liberdade organizacional dos grupos que faria surgir uma identidade própria ao carnaval carioca. Uma identidade forjada nas ruas, entre diálogos e tensões.

“O carnaval do Rio é o carnaval da beleza. E, diferente do que os críticos gostam de dizer, um ano nunca é igual ao que passou.” 
Caetano Veloso :: mais em Frases de Carnaval

Os desfiles ocorriam na Avenida Presidente Vargas até a criação do Sambódromo em 1984. A partir daí, os desfiles passaram a ser feitos de forma ordenada. Muitos críticos dizem que a era de ouro do carnaval carioca terminava ali, pois começavam então a capitalizar o carnaval, vendendo o espaço para assistir aos desfiles, os direitos de transmissão, etc.

Documentário sobre as origens do carnaval. História do Carnaval Carioca

Atualmente, o carnaval de rua da cidade é cerca de cinco vezes maior que os festejos realizados pelas escolas de samba e apresenta-se como um evento multifacetado, possuindo: blocos dos mais variados ritmos, como samba, marchinhas, ritmos nordestinos, entre outros. O carnaval carioca hoje permanece em mutação com novos blocos temáticos que tocam de Mamonas Assassinas a Beatles.

fonte: Wikipedia.org

 

Comentários do Facebook
Verified by MonsterInsights