O Jaqueirão do Zeca

O Jaqueirão do Zeca Pagodinho

O Jaqueirão do Zeca Pagodinho: Para escolher o seu repertório, Zeca organiza uma grande roda de samba conhecida como Jaqueirão.

O encontro é uma grande festa sem hora para acabar, onde cantores e compositores interagem e fazem um som. Dessa forma, sambistas têm a chance de apresentar e, quem sabe, ter sua música gravada por Zeca Pagodinho.

https://www.youtube.com/watch?v=nb9rULlke7s

O Jaqueirão do Zeca Pagodinho (2004)

O documentário “O Jaqueirão do Zeca”, dirigido por Denise Moraes e Ricardo Bravo, mostra um pouco deste processo, que mantém vivo o espírito do samba de raiz. Mais de 800 compositores já passaram por lá e muitos sambas populares nasceram desta reunião, que acontece em Xerém, no Rio de Janeiro.

Zeca Pagodinho 

O Jaqueirão do Zeca Pagodinho
O Jaqueirão do Zeca Pagodinho

Zeca Pagodinho, nome artístico de Jessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro. Gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode.

O artista, que começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, tornou-se tão imensamente popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, sendo realizados nas mais badaladas casas de espetáculo do país.

Os Pagodes da Tia Doca

Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebe também reconhecimento da crítica e de artístas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista “é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras”.

Filho de Irinéia e Jessé, Zeca nasceu em Irajá onde desde pequeno passou a frequentar rodas de samba influenciado por sua família. Morou em vários bairros do Rio mas sempre demonstrou enorme apreço por Xerém (distrito de Duque de Caxias), na qual possui um sítio e uma escola de música para crianças carentes da região.

Paulo Moura Documentário sobre samba

Sua primeira gravação foi em 1983, com o samba “Camarão que dorme a onda leva”, de sua autoria e de Arlindo Cruz, a partir do convite de sua madrinha Beth Carvalho. Em 2003, no auge de sua carreira, foi o primeiro artista de Samba a gravar um especial de TV, CD e DVD pela MTV Brasil (tradicional reduto do pop rock).

 

Comentários do Facebook
Verified by MonsterInsights