Partideiros 1978: Quem eram os grandes compositores do partido alto na década de 1970?
Neste precioso registro nomes que são referência até hoje de um estilo de samba que, segundo Candeia, era a mais autêntica expressão do samba. Entre esses bambas, Aniceto, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Wilson Moreira, entre outros.
Partideiros 1978
https://www.youtube.com/watch?v=btB9zE-JpmU
Partideiros 1978 – Documentário
Produzido em 1978, o documentário Partideiros tem roteiro de Nei Lopes, Rubem Confete e Clóvis Scarpino, que também dirige o filme ao lado de Carlos Tourinho. Outros nomes que marcam presença – Grupo Vissungo, Pandeirinho, Campolino, Casquinha, Argemiro, Osmar do Cavaco, Clementina de Jesus, Giovana, Geraldo Babão, Guará, entre outros.
Documentário Breve História do Samba
Como há discórdia entre estudiosos para definir o que realmente seria o partido alto, o curta-metragem percorre pelas memórias dos músicos ajudando a traçar a identidade dessa vertente do samba.
Guará dança o partido, da forma como aprendeu com o pai. Bucy Moreira relembra figuras como Pixinguinha, João da Baiana e Donga tocando na casa de sua avó, Tia Ciata. Ao som de pandeiro, flauta ou instrumento improvisado, Aniceto conta que esse estilo era o mesmo que a chula, música sem letra, feita somente do solo das instrumentações.
Samba do partido-alto, partido-alto ou simplesmente partido, é um estilo de samba, surgido no início do século XX dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro.
Tem suas origens nas umbigadas africanas e é a forma de samba que mais se aproxima da origem do batuque angolano, do Congo e regiões próximas. Apesar de ser um dos subgêneros de samba mais tradicionais, não existe um consenso entre praticantes e estudiosos, menos ou mais eruditos, para definir o que seria essa derivação do samba, muito também pelas mudanças pelo qual ele passou de sua origem até os dias atuais.