https://www.youtube.com/watch?v=v4hhrTATDkw
Paulinho da Viola na Tv Tupi: Abrindo o especial, cenas na casa de César Farias. Paulinho toca no seu cavaquinho, a composição autoral “Choro negro”, acompanhado do violão de Cesar Faria e outros grandes músicos.
Em seguida, canta com Elton Medeiros a belíssima música de Mauro Duarte, Já Era (palavra).
Documentário Breve História do Samba
E o vídeo segue com bons sambistas da época enquanto no intervalo entre as músicas, Paulinho conta boas histórias. Imperdível!
Paulinho da Viola
Filho de violonista, Paulinho da Viola cresceu num ambiente musical. Sua infância em Botafogo, bairro tradicional da zona sul do Rio de Janeiro – onde nasceu em 12 de novembro de 1942 – foi regada por muita música e histórias.
Naquela época, não havia muitas opções de brinquedos industriais para as crianças de classe média baixa, Paulinho e seus amigos tinham que usar a imaginação para se divertir. O jogo de botão era feito de coco, a bola de futebol era feita de meia e quando a rádio-patrulha não estava por perto a garotada jogava no meio da rua Pinheiro Guimarães improvisando um campo, prática impensável nos dias de hoje devido ao grande movimento de automóveis. Na casa onde morava, nessa mesma rua, viviam seus pais, suas avós, seu irmão e sua madrinha. Uma casa pequena e simples, até hoje de pé, situada numa vila como tantas outras do bairro.
Paulo Moura Documentário sobre samba
A história musical de Paulinho começou com seu pai – Benedicto Cesar Ramos de Faria – violonista integrante desde a primeira formação do lendário grupo de choro Época de Ouro, considerado o maior grupo de choro da história, ainda em atividade. Cesar tocava no grupo mais por vocação e prazer do que por necessidade. Para manter a família, trabalhava como funcionário da Justiça Federal. Músicos como Cesar, mais do que nunca, estavam liberados de modismos e exigências do mercado, faziam música por prazer e vocação. – fonte: paulinhodaviola.com.br
TV Tupy
A Rede Tupi (TV Tupi ou simplesmente Tupi) foi a primeira emissora de televisão do Brasil, da América Latina e a quarta do mundo. Fundada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, fez parte do Grupo Diários Associados. Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio, depois em 1955 a TV Itacolomi e em 1960 a TV Brasília, entre outras, que acabaram por formar a Rede Tupi de Televisão. Em 16 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro. Outras 6 emissoras que formavam a rede também saíram do ar. – fonte: Wikipedia.org
Veja a continuação do documentário, com Paulinho na casa da Tia Doca