Prêmio da Música Brasileira: O Prêmio da Música Brasileira divulgou a lista de indicados de sua 27ª edição. O mais tradicional e prestigiado evento do gênero no país celebra este ano a obra de Gonzaguinha, com cerimônia conduzida pelos atores Julio de Andrade e Dira Paes, no dia 22 de junho, no Theatro Municipal.
Prêmio da Música Brasileira
Depois de uma seleção minuciosa dos 926 CDs e 103 DVDs inscritos, o corpo de jurados chegou a uma lista de 83 artistas/grupos indicados, distribuídos dentro de 16 categorias. Zélia Duncan encabeça o ranking com cinco nomeações, sendo que duas vezes ao troféu de Melhor Canção, por ‘Antes do mundo acabar’ (dela e de Zeca Baleiro) e ‘Por água abaixo’ (de Pretinho da Serrinha, Leandro Fab e Fred Camacho), além de Projeto Visual (de Simone Mina), Cantora de Samba e Álbum de Samba, todos pelo CD ‘Antes do mundo acabar’.
A vice-liderança ficou com Elba Ramalho, uma das maiores vencedoras da história do evento, que acumula 16 Prêmios em sua trajetória. A artista concorre a Melhor Álbum e Melhor Cantora de MPB, pelo disco ‘Do meu olhar para fora’, e Melhor Álbum e Melhor Cantora Regional, por ‘Cordas, Gonzaga e afins’.
Quatro artistas dividem o terceiro lugar do ranking, com três indicações cada. Caetano Veloso pode chegar à marca de 20 Prêmios na carreira, caso conquiste os troféus de Melhor Cantor de MPB, Melhor Álbum de MPB e Melhor DVD, aos quais concorre pelo projeto ‘‘Dois amigos, um século de música’, em parceria com Gilberto Gil. Curiosamente, os baianos se enfrentam com o mesmo álbum na disputa de Melhor Cantor de MPB.
Elza Soares, por sua vez, está nas listas de Melhor Álbum e Melhor Cantora de Pop/Rock/Reggae/Hip Hop/Funk, com o disco ‘A mulher do fim do mundo’, e de Melhor Canção (com a música-título do CD, de Rômulo Fróes e Alice Coutinho).
O cantor Renato Teixeira fecha a relação dos artistas que concorrem a três troféus, com indicações a Melhor Álbum Regional e Dupla Regional, pelo disco ‘AR’, ao lado de Almir Sater, e Melhor Cantor Regional, por ‘Amizade Sincera II’, em parceria com Sérgio Reis.
Os nomes indicados a dois troféus são Alfredo Del Penho; Almir Sater; Angela Maria; Chitãozinho e Xororó; Fafá de Belém; Lenine; Moacyr Luz & Samba do Trabalhador; Nailor Proveta; Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; Simone Mazzer; Tocata à Amizade; Virginia Rodrigues; Xangai; e Zeca Baleiro, Naná Vasconcelos &Paulo Lepetit.
A categoria revelação teve 179 artistas pré-selecionados e os finalistas foram Alfredo Del-Penho (‘Samba Sujo’), Simone Mazzer (‘Férias em Videotape’) e Trio Capitu (‘Novos Ventos’). Em seguida vêm as categorias pop/rock/reggae/hip hop/funk (142), MPB (88), Instrumental (71) e Canção Popular (68).
O Prêmio da Música Brasileira possui um Conselho Deliberativo, que determina as regras, define o júri e o homenageado de cada edição. Ele é composto pelos músicos Gilberto Gil, Yamandu Costa, João Bosco, Wanderléa, Arnaldo Antunes, o jornalista Antônio Carlos Miguel e José Maurício Machline.
SOBRE O PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA
Desde o ano de sua criação, quando homenageou Vinicius de Moraes, o Prêmio enaltece um artista brasileiro, que serve como fonte para o roteiro e repertório do show da cerimônia de entrega. Já foram homenageados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina,Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Keti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, João Bosco, Tom Jobim e Maria Bethânia.
Mais informações sobre a edição atual e as anteriores do Prêmio: www.premiodamusica.com.br
ALGUNS INDICADOS AO PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA 2016
CATEGORIA REVELAÇÃO
Alfredo Del-Penho (‘Samba Sujo’)
Simone Mazzer (‘Férias em Videotape’)
Trio Capitu (‘Novos Ventos’)
ÁLBUM PROJETO ESPECIAL
‘Sambabook Dona Ivone Lara’, de vários artistas, produtor Musickeria
‘Sambas para a Mangueira’, de vários artistas, produtora Nilcemar Nogueira
‘Café no Bule’, de Zeca Baleiro, Naná Vasconcelos e Paulo Lepetit, produtores Zeca Baleiro, Naná Vasconcelos e Paulo Lepetit
CATEGORIA INSTRUMENTAL
ÁLBUM
‘Brasileiro Saxofone – Vol. 2’, de Nailor Proveta, produtores Paulo Aragão e Maurício Carrilho
‘Sebastião Biano e seu terno esquenta muié’, de Sebastião Biano, produtor André Magalhães
‘Tocata à Amizade’, de Tocata à Amizade, produtores Yamandu Costa e Rogério Caetano
GRUPO
Barbatuques (‘Ayú’)
Pau Brasil (‘Daqui’)
Tocata à Amizade (‘Tocata à Amizade’)
SOLISTA
Nailor Proveta (‘Velha Amizade’, de Alessandro Penezzi e Nailor Proveta)
Hamilton de Holanda (‘Pelo Brasil’)
Yamandu Costa (‘Tocata à Amizade’ )
CATEGORIA MPB
GRUPO
Dá no coro (‘Cores do Brasil’)
Dônica (‘Continuidade dos Parques’)
Novíssimos (‘Um’)
CATEGORIA REGIONAL
ÁLBUM
‘AR’, de Almir Sater e Renato Teixeira, produtores Almir Sater e Eric Silver
‘Cordas, Gonzaga e Afins (Sagrama e Encore)’, de Elba Ramalho, produtor Sergio Campello
‘Xangai’, de Xangai, produtor Mario Ulloa
CANTOR
Renato Teixeira (‘Amizade Sincera II’, de Renato Teixeira e Sérgio Reis)
Sérgio Reis (‘Amizade Sincera II’, de Renato Teixeira e Sérgio Reis)
Xangai (‘Xangai’)
CATEGORIA SAMBA
ÁLBUM
‘Antes do mundo acabar’, de Zélia Duncan, produtora Bia Paes Leme
‘Moacyr Luz & Samba do Trabalhador – 10 anos e outros sambas’, de Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, produtor Moacyr Luz
‘Terreiros’, de Roque Ferreira, produtor Julio Caldas
CANTOR
Alfredo Del-Penho (‘Samba Sujo’)
Arlindo Cruz (‘Na veia’, de Rogê e Arlindo Cruz)
Zeca Pagodinho (‘Ser Humano’)
CANTORA
Ana Costa (‘Pelos Caminhos do Som’)
Renata Jambeiro (‘Fogaréu’)
Zélia Duncan (‘Antes do mundo acabar’)
GRUPO
Fundo de Quintal (‘40 anos – Fundo de Quintal no Circo Voador’)
Moacyr Luz e Samba do Trabalhador (‘Moacyr Luz e Samba do Trabalhador – 10 anos e outros sambas’)
Trio Gato com Fome (‘Em Busca dos Sambas de Raul Torres’)