Almir Guineto no Cassino do Chacrinha: em 1985 um dos mais famosos sambas do compositor: “Jibóia”. A qualidade do vídeo deixa a desejar, mas o registro é valioso!
Almir Guineto no Cassino do Chacrinha (1985)
Almir de Souza Serra (Rio de Janeiro, 12 de julho de 1946), mais conhecido como Almir Guineto, é um sambista e compositor brasileiro.
Fundador do Fundo de Quintal, Guineto é um dos maiores representantes do samba. Entre seus principais sucessos, destacam-se “Caxambu”, “Conselho”, “Jibóia”, “Lama nas Ruas” e “Mel na Boca”.
Nascido e criado no Morro do Salgueiro, na cidade do Rio de Janeiro, Almir Guineto teve contato direto com o samba desde a infância, já que havia vários músicos em sua família. Seu pai Iraci de Souza Serra era violonista e integrava o grupo Fina Flor do Samba; sua mãe Nair de Souza (mais conhecida como “Dona Fia”) era costureira e uma das principais figuras da Acadêmicos do Salgueiro; seu irmão Francisco de Souza Serra (mais conhecido como Chiquinho) foi um dos fundadores dos “Originais do Samba”.
Na década de 1970, Almir já era mestre de bateria e um dos diretores da Salgueiro e fazia parte do grupo de compositores que freqüentavam o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. Nessa época, Almir inovou o samba ao introduzir o banjo adaptado com um braço de cavaquinho. O instrumento híbrido foi adotado por vários grupos de samba.
Em 1979, Almir mudou-se para a cidade de São Paulo para se tornar o cavaquinista dos Originais do Samba. Lá fez “Bebedeira do Zé”, sua primeira composição gravada pelo grupo, onde a voz do Sambista aparece puxa o verso “Mas dá um tempo na cachaça, Zé/ Para prolongar o seu viver” e a sambista Beth Carvalho gravou algumas composições de Guineto, como “Coisinha do Pai”, “Pedi ao Céu” e “Tem Nada Não”.
No início dos anos oitenta, ele ajudou a fundar o grupo Fundo de Quintal junto com os sambistas Bira, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. Mas ele deixou o grupo logo após a gravação de “Samba é no Fundo de Quintal” – primeiro LP do conjunto – e seguiu para carreira solo. Almir conquistou fama com a premiação no Festival MPB-Shell, da Rede Globo, em 1981, em que interpretou o samba-partido “Mordomia” (de Ari do Cavaco e Gracinha).
Sua notoriedade como compositor e intérprete aumentaria ao longo daquela década. Beth Carvalho gravou “É, Pois, É” (parceria com Luverci Ernesto e Luís Carlos) em 1981, “À Luta, Vai-Vai!” (com Luverci Ernesto) e “Não Quero Saber Mais Dela” (com Sombrinha) em 1984, “Da Melhor Qualidade” (com Arlindo Cruz), “Pedi ao Céu” (com Luverci Ernesto) e “Corda no Pescoço” (com Adalto Magalha) em 1987. Alcione gravou “Ave Coração” (parceria com Luverci Ernesto) em 1981 e “Almas & Corações” (com Luverci Ernesto) em 1983.Jovelina Pérola Negra gravou “Trama” (parceria com Adalto Magalha) em 1987.
Em 1986, a gravadora RGE lançou o LP “Almir Guineto”, que teve grande sucesso comercial. Nesse disco, Almir Guineto gravou algumas de suas parcerias com Adalto Magalha, Beto Sem Braço, Guará da Empresa, Luverci Ernesto e Zeca Pagodinho. Entre os grandes destaques, estão “Caxambu”, “Mel na Boca”, “Lama nas Ruas” e “Conselho”.
Ainda naquela década, a RGE lançou os LPs “Perfume de Champanhe” (1987) – que teve repercussão com “Batendo na Palma da Mão” (parceria com Guará da Empresa) – e “Jeito de Amar” (1989). Em 1991, a gravadora lançou o disco “De Bem Com a Vida”.
Saiba mais na Página Oficial do artista.