Feijoada da Banda da Rua do Mercado

Feijoada da Nei Lopes

Feijoada da Banda da Rua do Mercado: Pra quem estava esperando a Banda passar, olha ela aí outra vez…

Mantendo a tradição de enaltecer personalidades e grandes nomes do Carnaval e cultura carioca, a Banda da Rua do Mercado tem a honra de homenagear o compositor, intérprete, escritor e estudioso das culturas africanas, Nei Lopes do Salgueiro, no Carnaval de 2016, ano em que completará 18 anos de fundação.

A Banda da Rua do Mercado começará o esquenta para o Carnaval de 2016, com uma primeira feijoada, no dia 12 de dezembro, a fim de lançar oficialmente, a camisa em homenagem a Nei Lopes.

Feijoada da Banda da Rua do Mercado

E é com dose extra de alegria, que a Banda desfilará sua maioridade no dia 4 de fevereiro, quinta-feira que antecedo o Carnaval, a partir das 19 horas, com concentração na esquina da Rua do Mercado com Rua do Ouvidor, em frente ao antigo prédio da Bolsa de Valores, do Rio de Janeiro, a partir das 17 horas.

Feijoada da Banda da Rua do Mercado
Feijoada da Banda da Rua do Mercado

Uma das mais animadas do calendário de Momo, A Banda da Rua do Mercado saiu pela primeira vez no dia 11 de fevereiro de 1999, com uma grande homenagem aos trabalhadores do Centro do Rio.

De lá para cá, cresceu e apareceu. Tornou-se uma das mais badaladas da cidade e entrou para o calendário oficial do Carnaval carioca.  Cerca de quinze mil pessoas participam dessa grande folia, seja acompanhando a Banda em seu trajeto ou assistindo às apresentações de grandes nomes do samba, que fazem shows, sem intervalos, no palco montado na concentração.

Fundada em 1998 por jornalistas, operadores do mercado financeiro, comerciantes, profissionais liberais, estudantes e trabalhadores do Centro do Rio, além de frequentadores da região em torno da Praça XV e do Arco do Teles, a Banda da Rua do Mercado teve como um de seus fundadores e maior incentivador, Albino Pinheiro, também fundador da Banda de Ipanema.

No ano seguinte, fez seu primeiro desfile oficial, e em 2000, fez homenagem póstuma ao próprio Albino. Desde então, a Banda já homenageou grandes personagens da história cultural do Rio de Janeiro. Sambistas, escritores, jornalistas, entre outros, como: Garrincha, Lamartine Babo, Ricardo Cravo Albin, Rubem Confete, Ruy Castro, Haroldo Costa, Bira Presidente, maestro Quintanilha, Ancelmo Gois, Martinho da Vila, Tia Surica e no ano passado, seu diretor Guilherme Nunes, em homenagem póstuma.

Feijoada da Banda da Rua do Mercado: O Homenageado do Carnaval 2016

Nei Lopes do Salgueiro. O Poeta do Samba

Feijoada da Banda da Rua do Mercado: Nei Lopes
Nei Lopes. foto: Felipe Nébias

Nei Lopes é compositor, intérprete, escritor e estudioso das culturas africanas. Bacharel em Direito e Ciências Sociais, este carioca de 73 anos, tem vasta obra literária publicada sobre suas pesquisas. Ícone cultural e “enciclopédia viva do samba”, não esconde a paixão por sua escola de coração, a Acadêmicos do Salgueiro. O amor mais do que declarado, se eternizará através da homenagem da Banda da Rua do Mercado, em seu carnaval de 2016: Nei Lopes do Salgueiro, “o poeta do samba”.

Expoente da cultura e cenário musical, Nei Lopes entra para a seleta lista de homenageados pela Banda da Rua do Mercado, por sua contribuição intelectual e artística ao Brasil.

Em 2001, participou do projeto musical “Ouro Negro”, em homenagem ao maestro Moacir Santos, escrevendo letras para cinco canções gravadas respectivamente por Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, João Bosco e Ed Motta. Em 2005, seu CD “Partido ao cubo” foi eleito o melhor disco de samba, no Prêmio da Música Brasileira. 

Saiba mais sobre o sambista lendo a biografia de Nei Lopes

Feijoada da Banda da Rua do Mercado e lançamento da camisa para o carnaval 2016 (Homenagem a Nei Lopes)

Dia 12 de dezembro às 13 horas

Local: Restaurante Porto Novo Crab (Rua do Ouvidor, 12, Centro). Preço: R$ 35 e R$ 50 (Com a camisa)
Atrações: Roda da samba e show  de mulatas com a participação do homenageado

 

 

 

Comentários do Facebook
Verified by MonsterInsights