Festa de lançamento do Clube do Samba: Confira no vídeo do Fantástico gravado em 1979, o momento histórico que reuniu muitos dos maiores sambistas da época. Estavam presentes João Nogueira, Martinho da Vila, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Beth Carvalho, Sônia Lemos, Nelson Sargento, Dominguinhos do Estácio, entre tantos bambas.
Festa de lançamento do Clube do Samba
Festa de lançamento do Clube do Samba: todos os bambas cantando juto no lançamento do “Clube do Samba”. Estavam lá todos os músicos: João Nogueira, Martinho da Vila, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Beth Carvalho, Sônia Lemos, Nelson Sargento, Dominguinhos do Estácio…
o Clube do Samba
Em 1979, João fundou o Clube do Samba, com Alcione, Martinho da Vila e Beth Carvalho, entidade à qual dedicou o título de seu disco daquele ano, que trouxe novos sucessos, como Súplica e Canto do Trabalhador (com P. C. Pinheiro).
O clube, que no início funcionava em sua casa e que mais tarde lançou um bloco carnavalesco para desfilar na Avenida Rio Branco arrastando foliões saudosos dos velhos carnavais, funcionou em vários endereços, inclusive na Barra da Tijuca.
Pelo seu palco passaram os grandes nomes do samba e compositores das escolas cariocas. Era frequente a programação reunir numa mesma noite gente do naipe de Ivone Lara, João Nogueira e Roberto Ribeiro, que um ano depois de sua morte foi homenageado pelo bloco no Carnaval.
O próprio João, morto no ano 2000, seria homenageado no Carnaval seguinte com o tema “Como Diria João”. O João partiu na madrugada do dia 5 de junho de 2000, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante, em sua casa no Recreio dos Bandeirantes.
Com sua morte, vários colegas se juntaram para apresentar, nas mesmas datas e no mesmo local, um espetáculo em sua homenagem.
Participaram Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz e Sombrinha, Emílio Santiago, Carlinhos Vergueiro e a família de João: o sobrinho Didu, o filho Diogo e a irmã e parceira Gisa. O show foi gravado para o disco João Nogueira, Através do Espelho.