Noca da Portela celebrando o samba

Noca da Portela

Noca da Portela celebrando o samba: Dezembro é marcante para o samba pela celebração do dia Nacional do Samba, no 02 de dezembro e por que não comemorar uma data tão importante? Para tal, Mestre Noca da Portela estará no comando da roda do Imperator com o Grupo Arruda e trazendo também o Grupo Semente.

Noca completará 83 anos em 12 de dezembro próximo, 62 anos de carreira, além da marca pelos 50 anos de Portela e mais de 450 sambas gravados.

O projeto tem como objetivo, além de levar grandes atrações para a casa de shows e sempre apresentará um artista consagrado pela mídia e público e jovens talentos do samba, para que tenham a possibilidade de maior visibilidade e auxiliar no impulsionamento de suas carreiras.

Noca da Portela celebrando o samba

O evento do dia 10 de dezembro tem produção de Ângela Nogueira e realização do Imperator – Centro Cultural João Nogueira e Assessoria de Imprensa: Marcelo Faria – Agência Sambrasil Comunicações. Aproveite a lista amiga para comprar seu ingresso (somente até 3), envie e-mail para: clubedosamba47@gmail.com 

Conheça um pouco de cada artista:

NOCA DA PORTELA

Noca da Portela celebrando o samba
Noca da Portela celebrando o samba

Mineiro de Leopoldina, mas Carioca desde pequenino, começou a compor aos 15 anos de idade para a Escola de Samba Unidos do Catete, vencedora do carnaval com o samba-enredo “O Grito do Ipiranga”, sua primeira nota dez. Permaneceu na Ala dos Compositores desta escola por mais três anos e ingressou na Ala de Compositores da Portela. Onde por várias vezes sagrou-se campeão de sambas enredo, ajudando a escola alcançar inúmeras notas dez.

O que dizer mais de um sambista com este histórico? Completará 83 anos, no próximo dia 12 de dezembro, 62 anos de carreira, 50 anos de Portela e mais de 450 sambas gravados por grandes nomes do cenário nacional como Clara Nunes, Alcione, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Seu Jorge e muitos outros. Em 2012 lançou CD Cor da Minha Raça.

Basta somente reverência-lo e gritar bem alto. “– Ô Sorte! Temos o Mestre Noca da Portela entre nós”.

GRUPO SEMENTE

Grupo Semente
Grupo Semente

Em 1998 no pequeno Bar Semente, surgiu o então Grupo Semente, o qual acompanhava a cantora Tereza Cristina, daí em diante o grupo apareceu para o Brasil e o Mundo. Com apresentações da França à Rússia, da Índia ao Japão. Acompanhou de Marisa Monte a Dona Ivone Lara, e navega com belos arranjos, repertório primoroso e composições de todos os integrantes.

O grupo é formado por Bruno Barreto (voz e percussão), João Callado (cavaquinista, compositor e arranjador)  Bernardo Dantas (violões), Marcos Esguleba e Mestre Trambique (vozes e percussões).

Uma característica do grupo é a democracia e heterogenia onde todos influenciam nas decisões, desde a Zona Sul à Zona Norte, mesclando influências típicas das regiões cariocas, desde a universidade, rodas de samba até às escolas de samba, inclusive de músicos como Esguleba e Trambique, que já tocaram com o saudoso Cartola.

Neste ano o grupo recebeu o troféu do 26º Prêmio da MPB, como melhor grupo de Samba.

GRUPO ARRUDA

Grupo Arruda
Grupo Arruda

São 10 anos, completados em maio de 2015, de samba e amizade, pois o Arruda e seus componentes acreditam que o samba é muito mais que um estilo musical, é um estilo de vida, um jeito de viver. Tudo começou de maneira despretensiosa na famosa banca da tia Zezé, ao lado do viaduto da Mangueira, hoje se apresenta de maneira consistente em renomadas rodas de samba, como Renascença e Samba Luzia, além de conceituadas casas de show do porte da Lapa 40º, Imperator, Centro Cultural Carioca, Terreirão do Samba e outros redutos do samba. A intenção era apenas se divertir, relembrar os grandes mestres e sambas antigos da Estação Primeira. De lá para as melhores casas de shows e rodas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, são 10 anos fielmente dedicados ao mais brasileiro dos ritmos.

Muitas conquistas marcam 2014, mas a principal, contou com a direção musical do mestre Milton Manhães e arranjos de Ivan Paulo, o grupo realizou o sonho de gravar o primeiro CD da carreira, homônimo. São 13 faixas inéditas, de renomados compositores, como Toninho Geraes, Claudinho Guimarães, Altay Veloso, Xande de Pilares, e, também, representando a nova geração, André da Mata, Rafael de Moraes, Armandinho do Cavaco e Nego Josy.

Noca da Portela celebrando o samba – Roda de Samba do Imperator

Dia: 10 de dezembro de 2015, das 20h às 00h
Centro Cultural João Nogueira / Imperator: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada), na bilheteria do Imperator e ingresso.com
Informações: (21) 2597-3897 | 2596-6523

Comentários do Facebook
Verified by MonsterInsights