Samba-canção, um gênero romântico: Cantoras Ellen de Lima e Áurea Martins são destaque do programa
O Samba na Gamboa vai embalar a sua noite com canções de alegrias e dores de amor. É o samba-canção marcando presença. Na mesa de bambas, Diogo Nogueira recebe Áurea Martins e Ellen de Lima para falar um pouco sobre esse gênero do samba, quais são as canções que as tocam de forma especial, quem são os seus compositores favoritos e quais histórias engraçadas rolavam nos bastidores dos shows.
Samba-canção, um gênero romântico
Áurea Martins começou a cantar no coral da igreja, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A música entrou em sua vida como uma herança de família. Ela começou a carreira no rádio, fez algumas apresentações na TV e se consagrou nas noites cariocas.
“Quase toda a minha família é de músicos. A vovó tocava banjo, a mamãe cantava e os meus tios tocavam clarinete e saxofone. E eu segui esse caminho cantando. Cantei na noite por quase 50 anos. Foi na noite que eu encontrei jovens dispostos a ouvir a mensagem que eu estava passando”, revela.
Já Ellen de Lima se popularizou como a cantora das misses e hoje é uma grande representante da música popular brasileira. Ela canta e encanta o público há mais de 50 anos com a sua voz marcante e presença de palco.
“Eu costumo dizer que nasci cantando. Desde pequenininha dava demonstração desse meu lado artístico. O primeiro lugar em que eu cantei foi em um parque de diversões lá em Olaria. Agora, adivinha o que é uma menina de 7 anos cantar a música “Fracasso”, de Mário Lago? Não cantei “Ciranda, cirandinha” não!”, conta a cantora.
Diogo Nogueira, Áurea Martins e Ellen de Lima ainda interpretam inúmeros sucessos do universo do samba-canção, como “Gente humilde”, “Volta”, “Eu sei que vou te amar” e “Molambo”.
Samba-canção, um gênero romântico – ficha técnica
Apresentação: Diogo Nogueira
Direção Geral: Belisário Franca
Direção: Tatiana Bastos
Produção: Carlos Soton
Hoje, Segunda-feira, às 22h
fonte: tvbrasil.ebc.com.br