Documentários de Samba: Felizmente são muitas as produções reportando o melhor do samba carioca. Entre tantos documentários de samba interessantes, selecionamos alguns dos mais significativos. Confira nos vídeos um pouco do melhor da história do samba!
Documentários de Samba
Os melhores documentários sobre samba
- Saravah – O francês Pierre Barouh, um apaixonado pela música brasileira, foi ao Brasil em 1969 para filmar algo que se relacionava à música brasileira na época. Saravah é um registro antológico dos octogenários Pixinguinha e João da Baiana, além da jovem Maria Betânia, e dos jovens Baden Powell e Paulinho da Viola, entre outros.
- Paulinho da Viola na Tv Tupi – Nesse precioso registro, um especial da extinta TV Tupy de Televisão em 1980, Paulinho da Viola apresentou músicas autorais e de grandes sambistas e ainda contou valiosas histórias do samba.
- Os Pagodes da Tia Doca – Nesta continuação do Paulinho da Viola na Tv Tupi, Paulinho adentra no quintal da famosa pastora da Portela. Ali, figuras lendárias da história do samba estavam presentes – Alvaiade, Clara Nunes, Argemiro, Casquinha, entre outros. Dona Ivone Lara Fecha o vídeo como só ela poderia fazer.
- Samba – Com o intuito de revelar as entranhas da orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo, a bateria da escola de samba, o documentário de Thereza Jessouroun centra suas lentes na bateria do Grêmio Recreativo Estação Primeira de Mangueira e aproveita os depoimentos do filho do fundador da bateria da escola, Elmo dos Santos.
-
Breve História do Samba – Documentário realizado para a disciplina de Sociologia do curso de Comunicação Social: Radialismo da UNESP de Bauru-SP por Andrey Sanches e Thais Oliveira. Com depoimentos de Lecy Brandão, Paulinho da Viola, Monarco, Donga, Sérgio Cabral, Elton Medeiros, entre outros bambas.
- Fala Mangueira de 1981 – Como era o morro da Mangueira no início da década de 80? Como e o que pensavam os seus moradores? O Documentário Fala Mangueira! de 1981 é um registro precioso da alma do morro em um dos momentos mais marcantes de sua história, quando o poeta Cartola saía de cena.
- A História do Samba Carioca – Eclats Noirs du Samba (Fragmentos Negros do Samba) é uma série produzida pela televisão francesa que destaca a importância da influência da cultura negra na música brasileira. O documentário fala da origem do Samba. Da conexão Bahia – Rio de Janeiro e suas vertentes criadas a partir disso: Chorinho, Partido Alto, Samba de Morro e Samba Enredo.
- Batuque na Cozinha – O filme Batuque na Cozinha (2004), sobre as pastoras Tia Doca, Tia Eunice e Tia Surica, foi dirigido pela cineasta Anna Azevedo e mostra as famosas rodas de fundo de quintal que as pastoras da Portela organizavam. Tia Eunice, tia Doca, Tia Surica. A história do samba passa pelo quintal, pela cozinha e pela vida dessas mulheres, pastoras da Velha Guarda da Portela.
• Paulo Moura Documentário sobre samba – Grande virtuoso, Paulo Moura era amante do samba e das raízes africanas da nossa cultura. Daqueles músicos que deixaram um enorme legado musical. Em sessenta e cinco anos de vida profissional, o clarinetista e saxofonista, arranjador, maestro, compositor popular e sinfônico viveu o espírito de sua época (1932-2010) sempre alguns passos a frente.
• Documentário sobre samba de terreiro – Como eram os sambas de quadra, os sambas de terreiro e o carnaval de antigamente? Documentário sobre samba de terreiro apresentado por ilustres portelenses e sambistas. Paulinho da Viola, Monarco, Dona Ivone Lara, Casquinha, Zé Keti, Surica, Elton Medeiros e outros bambas.
- O Jaqueirão do Zeca – Para escolher o seu repertório, Zeca organiza uma grande roda de samba conhecida como Jaqueirão. O encontro é uma grande festa sem hora para acabar, onde cantores e compositores interagem e fazem um som. Dessa forma, sambistas têm a chance de apresentar e, quem sabe, ter sua música gravada por Zeca Pagodinho.
-
Partideiros 1978 – Quem eram os grandes compositores do partido alto na década de 1970? Neste precioso registro nomes que são referência até hoje de um estilo de samba que, segundo Candeia, era a mais autêntica expressão do samba. Entre esses bambas, Aniceto, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Wilson Moreira, entre outros.
- Chorinhos & chorões (1974) – Neste documentário, poderemos entender um pouco da origem do choro e obteremos informações sobre os seus grandes expoentes como Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Dante Santoro, Luperce Miranda, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, dentre outros. Raras imagens do lendário bandolinista Luperce Miranda na execução de “Quando me lembro” e “Picadinho à baiana”.
-
Vai Vai, 80 anos nas ruas – No documentário, são revividos os grandes momentos da Vai-Vai em oito décadas de samba. Confira no vídeo um compacto do filme premiado como ‘Melhor Documentário Brasileiro’ na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
- Um dia de Samba – Os Sambistas não deixam o samba morrer no centro de São Paulo. Neste especial de 2002, a rotina dos compositores e sambistas que fazem de São Paulo uma das cidades com maior produção de sambas. Conheça figuras pouco conhecidas, como Benedito do Pagode, entre outros talentos.
- Eterno Luiz Carlos da Vila – Nesse documentário de 2009, artistas e família cantam e falam sobre o poeta do samba Luiz Carlos da Vila. Produção de Ediane Abreu e Kilvia Cabral em parceria com o Subúrbio em Transe e direção e edição de Luiz Claudio Lima e Hugo Labanca.
- Samba e Jazz. Trailer – A paixão pela música e pelas manifestações populares que se desenvolvem nos mundos do Samba e do Jazz. Confira abaixo o trailer do documentário Samba e Jazz (Brasil / 2015), dirigido por Jefferson Mello.
Se gostou dos Documentários de Samba, visite também História do Samba.