Situado no berço do samba, na Gamboa, entre a Pedra do Sal, a Ladeira do Valongo e o Largo da Prainha, entre o centro da cidade e o bairro da Saúde, o Trapiche Gamboa é um grande sobrado do século XIX (1857) e foi inaugurado como casa de shows em 2004.
Trapiche Gamboa
A arquitetura de 1857 e com pé direito de 13 metros está conservada com piso original e parede de pedra revestida com óleo de baleia. Antes de abrigar a casa de samba, o sobrado era uma oficina mecânica.
Nestes onze anos, o Trapiche Gamboa tornou-se um refúgio para o samba de roda (uma das mais autênticas expressões da música brasileira) e se consagrou como uma das maiores, mais bonitas e aprazíveis casas (de samba) da cidade. Já foi cenário do programa “Samba na Gamboa” da TV Brasil, comandado pelo cantor Diogo Nogueira, e de outras produções televisivas. Importantes sambistas já passaram pelo salão e exímios músicos da nova safra do samba do Rio frequentemente realizam as magistrais rodas da casa.
Quem é do samba ou quer conhecê-lo melhor e mais de perto, seja carioca ou turista, deve visitar o Trapiche Gamboa, endereço de uma boa combinação de petiscos e de roda de samba como a dos antigos terreiros.
No segundo andar, há ainda um mezanino onde é possível bater um papo com menos barulho. Já no terceiro andar, uma varanda oferece ar fresco com um barzinho à disposição. É bem aconchegante e convidativo.
A casa também conta com grandes quitutes e boas cachaças. Vale conferir!
Rua Sacadura Cabral, 155 – Gamboa (próximo à Praça Mauá, entre a Pça. Mauá e o Hospital dos Servidores)
Tels.: 2516-0868 / 2233 9276
www.trapichegamboa.com / facebook.com/trapichegamboaoficial / instagram.com/trapichegamboarj/