Documentário A História do Samba Carioca (1987): O Rio de Janeiro é o berço das inovações do samba, incorporando ao movimento baiano o chamado Samba Enredo, trilha sonora dos luxuosos desfiles de carnaval.
Grandes músicos, na maioria não profissionais da música, transformaram o ritmo num estilo de vida e forma de expressão. Um dos mais importantes representantes desse universo carioca é Martinho da Vila, popular criador de obras como “Tom maior” e “Pra que dinheiro”.
Eclats Noirs du Samba (Fragmentos Negros do Samba) é uma série produzida pela televisão francesa que destaca a importância da influência da cultura negra na música brasileira.
Documentário A História do Samba Carioca
Produzido no Brasil em 1987 pela TF1 em associação com o “Centro National de La Cinematographie et du Ministere des Affaires Etrageres” Eclats Noirs du Samba é apresentado por Grande Otelo com a participação de grandes nomes da MPB e dirigido pelo consagrado diretor francês Hubert Niogret.
O documentário fala da origem do Samba. Da conexão Bahia – Rio de Janeiro e suas vertentes criadas a partir disso: Chorinho, Partido Alto, Samba de Morro e Samba Enredo. A história do samba carioca.
Narrado por Joel Rufino dos Santos (Rio de Janeiro, 1941 – Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2015) historiador, professor e escritor brasileiro, um dos nomes de referência sobre o estudo da cultura africana no país. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde lecionou Literatura, como escritor tem extensa obra publicada: livros infantis, didáticos, paradidáticos e outros. Trabalhou como colaborador nas minisséries Abolição, de Walter Avancini, transmitida pela TV Globo (22 a 25 de novembro de 1988) e República (de 14 a 17 de novembro de 1989). Além disso, já ganhou diversas vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, o mais importante no país.
Entrevistados: Tia Carmen, Fundo de Quintal, Candeia, Velha Guarda da Portela e Martinho da Vila.